Dia Mundial da Limpeza recolhe cerca de 300 quilos de microlixo em Santos

Dia Mundial da Limpeza recolhe cerca de 300 quilos de microlixo em Santos

02/10/2019 00:00:00

Concorrentes no setor, mas aliados por uma causa maior. Foi esse espírito que uniu, pela primeira vez, os quatro maiores operadores portuários do Porto de Santos. Tudo isso por conta do Dia Mundial da Limpeza, conhecido internacionalmente como “Clean Up Day”, que aconteceu no dia 21 de setembro e integra as ações da campanha Go Green, um movimento global que tem como objetivo tornar as empresas mais sustentáveis, promovendo a conscientização sobre a responsabilidade ambiental.

O Dia Mundial da Limpeza está atrelado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ocorre em mais de 150 países. Em Santos, a ação é realizada desde 2015, com o apoio da DP World e Brasil Terminal Portuário. Neste ano, a quarta edição ganhou ainda mais força com a entrada do Ecoporto Santos, Ecopátio e da Santos Brasil, além do apoio da Prefeitura Municipal de Santos, do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Instituto Mar Azul, entre outros parceiros. Mais de dois mil voluntários participaram da coleta de resíduos, somando funcionários das empresas, famílias, ONGs, estudantes e outras instituições.

O mutirão concentrou-se na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, onde receberam instruções, e os acessórios para separar cada tipo de resíduo. De lá, os voluntários seguiram pela faixa de areia, em direção à Ponta da Praia. Ao todo, foram recolhidos cerca de 300 quilos de microlixos, entre tampas e lacres de bebidas, canudos, pedaços de isopor e, principalmente, bitucas de cigarro.

Somente nesta edição, foram recolhidas mais de 7 mil bitucas. Todo o material foi contabilizado e encaminhado para a destinação adequada.

Dallas Hampton, Diretor Presidente da DP World Santos, enaltece a parceria das empresas e destaca que, apesar da concorrência no setor, todos tem como objetivo comum buscar um mundo mais sustentável. “Por meio do Go Green estamos estimulando uma reflexão na sociedade. Queremos que as pessoas compreendam que os pequenos gestos podem ajudar a transformar o planeta”, comenta.

Sobre a DP World Santos

A DP World Santos foi criada após a consolidação da compra da Embraport por parte do Grupo DP World (Dubai Ports World), processo ocorrido em dezembro de 2017. A empresa é a responsável pela operação de um dos maiores terminais multimodais privados do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP).

Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona mais de 800 empregos diretos e 1.500 indiretos.

Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um container de 20 pés).

Setembro de 2019

Informações para a imprensa:

Gabriel Setten (13) 3213.0719 – (13) 99651.5194

[email protected]